sexta-feira, 15 de maio de 2009

COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO



COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO

Atualmente a internet está sendo utilizada cada vez mais, e a mídia mais aberta, descentralizada, e por isso mesmo, mais ameaçadora para os grupos políticos e econômicos. Cada um pode dizer nela o que quer, conversar com quem desejar, oferecer os serviços que considerar convenientes.

Uma das expressões claras de democratização digital se manifesta na possibilidade de acesso a internet e em dominar a instrumental teórico para explorar todas as suas potencialidades.

A internet também está explodindo na educação, as paredes das escolas e das universidade se abrem, as pessoas intercomunicam, trocam informações, dados, pesquisas. A educação continuada é facilitada pela possibilidade de integração de varias mídias, acessando as no horário favorável a cada individuo.

As redes atraem os estudantes, educadores, grupos de pessoas, elas gostam de navegar, de descobrir o novo, divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outras pessoas, mas deve saber o que há de melhor, mais significativa.

Hoje na educação temos a oportunidade de estudar, buscar, fazer cursos, uma educação de qualidade na formação permanente de educadores na reeducação dos desempregados.

A internet, ao tornar-se mais e mais hipermídia, começa ser um meio privilegiado de comunicação de professores e alunos já que permite juntar a escrita, a fala e aproximamente a imagem a um custo barato, com rapidez, flexibilidade e interação até apouco tempo impossível.

Ensinar a utilizar a internet exige uma forte dose de atenção do professor. Diante de tantas possibilidade de busca, a própria navegação se torna mais sedutora do que o necessário trabalho de interpretação. O alunos tendem a dispersar-se diante de tantas conexões possíveis de endereços dentro de outros endereços, de imagens e textos que sucede ininterrurtante. Tendem a acumular muitos textos, lugares, idéias, que ficam gravados, impressos, anotados. Colocam os dados em seqüência mais do que em confronto.

Isso se deve a uma primeira etapa de deslumbramento diante de tantas possibilidades que a internet oferece. É mais atraente navegar, descobrir coisas novas do que analisá-la, compará-las, separando o que é essencial do ocidental, hierarquizando idéias, assimilando coincidências e divergências. Ver equivale, na cabeça de muitos, a compreender e a um certo ver superficial, rápido, guloso sem o seu devido tempo de reflexão, de aprofundameto, de cotejamento com outras leituras.

É importante que o professor fique atento ao ritmo de cada um, as suas formas pessoais de navegação. O professor não impõe; acompanha, sugere, incentiva, questiona e aprende junto com o aluno.

Ensinar utilizando a internet pressupõe uma atitude do professor diferente do convencional. O professor não é o informador, o que centraliza a informação.

A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferecem. Essa motivação aumenta se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos. Mais que a tecnologia o que facilita o processo de ensino - aprendizagem é a capacidade de comunicação autentica do professor, de estabelecer relações de confiança com os seus alunos, pelo equilíbrio, competência e simpatia com que atua.

A internet está trazendo enumeras possibilidades de pesquisa para professores e alunos, dentro e fora da sala de aula.

É importante sensibilizar o aluno antes para o que se quer conseguir neste momento. Se o aluno tem claro o encontra valor no que vai pesquisar, o fará com mais rapidez e eficiência. O professor precisa estar mais atento, porque a tendência na internet é para a dispersão fácil. O intercambio constante de resultados, a supervisão do professor podem ajudar a obter melhores resultados.

Podemos fazer pesquisas uniformes e de temas diferentes, individualmente ou em pequenos grupos. É interessante que os alunos escolham algum assunto dentro do programa que esteja mais próximo do que eles valorizam mais. Essas pesquisas podem ser realizadas dentro e foro do período de aula. Durante a aula, o professor acompanha cada aluno, tira duvidas, dá sugestões, incentiva, complementa os resultados, apreende com as informações que os alunos passam.

A comunicação dos resultados ao grupo é cada vez mais relevante pela quantidade, variedade e desigualdade de dados, informações contidas nas páginas da internet. A colocação em comum facilita a comparação, a seleção, a organização hierárquica de idéias conceitos, valores. A tendência dos alunos é a quantificar, mais do que analisar. Juntam inúmeras páginas. Se não estivermos atentos, não explorarão todas as possibilidades nelas contidas.

Não podemos deslumbrar-nos com a pesquisa na internet deixar de lado outras tecnologias. A chave do sucesso está em integrar a internet com outras tecnologias, vídeo, televisão, jornal, computador, integrar o mais avançado com as técnicas já conhecidas, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa, aberta.

As profissões ligadas a informação e a comunicação estão experimentando um grande desenvolvimento. Cada vez temos menos tempo para procurar tanto informações necessárias, por isso precisamos de mediadores, de pessoas que saibam escolher o que é mais importante para cada um de nos em todas as áreas da nossa vida que garimpem o essencial, que nos orientem sobre suas conseqüências, que traduzam os dados técnicas em linguagem acessível e contextualizada.

O aluno aumenta as conexões lingüísticas, as geográficas e as interpessoais.

A internet ajuda a desenvolver a intuição, a flexibilidade mental, a adaptação a ritmos diferentes. Ela permite a pesquisa individual em que cada aluno vai no seu próprio ritmo e a pesquisa em grupo em que se desenvolve a aprendizagem colaborativa.

Na internet também desenvolvemos formas novas de comunicação, principalmente a escrita.

Ensinar na e com a internet atinge resultados significativos que está integrada em um contexto estrutural de mudança do ensino da aprendizagem, onde professores e alunos vivenciam processos de comunicação abertos, de comunicação interpessoal e grupal efetivos.

Nossa mente é a melhor tecnologia, infinitivamente superior em complexidade ao melhor computador, porque pensa, relaciona, sente, intui e pode surpreender. Faremos com as tecnologias mais avançadas o mesmo que faremos conosco, com os outros, com a vida. Se somos interagir melhor.

Ensinar com a internet será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas do ensino.

Atualmente a internet está sendo utilizada cada vez mais, e a mídia mais aberta, descentralizada, e por isso mesmo, mais ameaçadora para os grupos políticos e econômicos. Cada um pode dizer nela o que quer, conversar com quem desejar, oferecer os serviços que considerar convenientes.

Uma das expressões claras de democratização digital se manifesta na possibilidade de acesso a internet e em dominar a instrumental teórico para explorar todas as suas potencialidades.

A internet também está explodindo na educação, as paredes das escolas e das universidade se abrem, as pessoas intercomunicam, trocam informações, dados, pesquisas. A educação continuada é facilitada pela possibilidade de integração de varias mídias, acessando as no horário favorável a cada individuo.

As redes atraem os estudantes, educadores, grupos de pessoas, elas gostam de navegar, de descobrir o novo, divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outras pessoas, mas deve saber o que há de melhor, mais significativa.

Hoje na educação temos a oportunidade de estudar, buscar, fazer cursos, uma educação de qualidade na formação permanente de educadores na reeducação dos desempregados.

A internet, ao tornar-se mais e mais hipermídia, começa ser um meio privilegiado de comunicação de professores e alunos já que permite juntar a escrita, a fala e aproximamente a imagem a um custo barato, com rapidez, flexibilidade e interação até apouco tempo impossível.

Ensinar a utilizar a internet exige uma forte dose de atenção do professor. Diante de tantas possibilidade de busca, a própria navegação se torna mais sedutora do que o necessário trabalho de interpretação. O alunos tendem a dispersar-se diante de tantas conexões possíveis de endereços dentro de outros endereços, de imagens e textos que sucede ininterrurtante. Tendem a acumular muitos textos, lugares, idéias, que ficam gravados, impressos, anotados. Colocam os dados em seqüência mais do que em confronto.

Isso se deve a uma primeira etapa de deslumbramento diante de tantas possibilidades que a internet oferece. É mais atraente navegar, descobrir coisas novas do que analisá-la, compará-las, separando o que é essencial do ocidental, hierarquizando idéias, assimilando coincidências e divergências. Ver equivale, na cabeça de muitos, a compreender e a um certo ver superficial, rápido, guloso sem o seu devido tempo de reflexão, de aprofundameto, de cotejamento com outras leituras.

É importante que o professor fique atento ao ritmo de cada um, as suas formas pessoais de navegação. O professor não impõe; acompanha, sugere, incentiva, questiona e aprende junto com o aluno.

Ensinar utilizando a internet pressupõe uma atitude do professor diferente do convencional. O professor não é o informador, o que centraliza a informação.

A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferecem. Essa motivação aumenta se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos. Mais que a tecnologia o que facilita o processo de ensino - aprendizagem é a capacidade de comunicação autentica do professor, de estabelecer relações de confiança com os seus alunos, pelo equilíbrio, competência e simpatia com que atua.

A internet está trazendo enumeras possibilidades de pesquisa para professores e alunos, dentro e fora da sala de aula.

É importante sensibilizar o aluno antes para o que se quer conseguir neste momento. Se o aluno tem claro o encontra valor no que vai pesquisar, o fará com mais rapidez e eficiência. O professor precisa estar mais atento, porque a tendência na internet é para a dispersão fácil. O intercambio constante de resultados, a supervisão do professor podem ajudar a obter melhores resultados.

Podemos fazer pesquisas uniformes e de temas diferentes, individualmente ou em pequenos grupos. É interessante que os alunos escolham algum assunto dentro do programa que esteja mais próximo do que eles valorizam mais. Essas pesquisas podem ser realizadas dentro e foro do período de aula. Durante a aula, o professor acompanha cada aluno, tira duvidas, dá sugestões, incentiva, complementa os resultados, apreende com as informações que os alunos passam.

A comunicação dos resultados ao grupo é cada vez mais relevante pela quantidade, variedade e desigualdade de dados, informações contidas nas páginas da internet. A colocação em comum facilita a comparação, a seleção, a organização hierárquica de idéias conceitos, valores. A tendência dos alunos é a quantificar, mais do que analisar. Juntam inúmeras páginas. Se não estivermos atentos, não explorarão todas as possibilidades nelas contidas.

Não podemos deslumbrar-nos com a pesquisa na internet deixar de lado outras tecnologias. A chave do sucesso está em integrar a internet com outras tecnologias, vídeo, televisão, jornal, computador, integrar o mais avançado com as técnicas já conhecidas, dentro de uma visão pedagógica nova, criativa, aberta.

As profissões ligadas a informação e a comunicação estão experimentando um grande desenvolvimento. Cada vez temos menos tempo para procurar tanto informações necessárias, por isso precisamos de mediadores, de pessoas que saibam escolher o que é mais importante para cada um de nos em todas as áreas da nossa vida que garimpem o essencial, que nos orientem sobre suas conseqüências, que traduzam os dados técnicas em linguagem acessível e contextualizada.

O aluno aumenta as conexões lingüísticas, as geográficas e as interpessoais.

A internet ajuda a desenvolver a intuição, a flexibilidade mental, a adaptação a ritmos diferentes. Ela permite a pesquisa individual em que cada aluno vai no seu próprio ritmo e a pesquisa em grupo em que se desenvolve a aprendizagem colaborativa.

Na internet também desenvolvemos formas novas de comunicação, principalmente a escrita.

Ensinar na e com a internet atinge resultados significativos que está integrada em um contexto estrutural de mudança do ensino da aprendizagem, onde professores e alunos vivenciam processos de comunicação abertos, de comunicação interpessoal e grupal efetivos.

Nossa mente é a melhor tecnologia, infinitivamente superior em complexidade ao melhor computador, porque pensa, relaciona, sente, intui e pode surpreender. Faremos com as tecnologias mais avançadas o mesmo que faremos conosco, com os outros, com a vida. Se somos interagir melhor.

Ensinar com a internet será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas do ensino.

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